Pular para o conteúdo principal

Semjuv vai capacitar 60 jovens para trabalho com energia solar

Secretaria oferecerá curso e placa construída por alunos abastecerá prédio da PMT


A abertura do mercado de energia solar em Teresina é uma vertente que ganhará força com o projeto Solaris, planejado e executado pela Secretaria Municipal de Juventude. É através desse projeto que 60 jovens serão capacitados para construírem e procederem a manutenção das placas que transformam a energia solar em elétrica. Segundo o secretário da Semjuv, Zé Filho, é uma oportunidade para que os jovens possam adentrar ao mercado de trabalho.

O edital, que deverá ser lançado em breve, prevê inicialmente a formação de duas turmas, cada uma com 30 alunos, com aulas teóricas e práticas. O curso é inédito na capital e permitirá uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos em um mercado que cresce mundialmente. "Esse curso vai oferecer uma grande oportunidade a essa população. É um mercado que está se expandindo e a intenção é fazer uma capacitação de qualidade para que esses jovens possam ser imediatamente empregados no mercado", destaca Zé Filho.

As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 29 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos. As aulas devem começar em outubro e, ao final do curso, os jovens apresentarão a placa que construirão utilizando os conhecimentos adquiridos. Essa placa será instalada no prédio do CEU Norte (Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga) para que forneça parte da energia necessária para o funcionamento do prédio. 

A Prefeitura de Teresina pretende passar a utilizar a energia solar em seus prédios administrativos num projeto a médio prazo e já busca alternativas de financiamento. Esse sistema fotovoltaico com a utilização de energia limpa e renovável é benéfica para o meio ambiente e ainda auxiliará na diminuição dos gastos públicos. 

Como funciona

A placa solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o telhado, são conectados uns aos outros e também ao inversor solar, equipamento que converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica. 

A energia que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para a casa ou empresa, e, assim, reduz a quantidade de energia que se compra da distribuidora. Ela pode ser usada para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Programagração Teresina 165 Anos

Segue abaixo a programação de eventos da Prefeitura de Teresina, referente ao aniversário de 165 anos da cidade de Teresina, esta programada a realização de inúmeros eventos durante o período de agosto a setembro de 2017. fonte: Prefeitura de Teresina acesse lista aqui

Prefeitura Convoca 107 Professores Substitutos

Foi publicado no Diário Oficial de Teresina, dessa quinta-feira (3), a convocação de 107 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Agora, os convocados têm 30 dias para se apresentarem à Coordenação de Registro da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) a fim de apresentarem a documentação necessária e assinarem o termo de contrato. Veja a lista dos convocados! Diante do prazo, o supervisor de Pessoal da Sema, Lyndon Jhonson Dantas, orienta que os professores não deixem para comparecer à Secretaria na última hora, pois é necessário entregar uma lista de documentos e exames que, por ventura, podem demorar a ficarem prontos. Os professores irão atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano, e nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os aprovados serão contratados por tempo determinado,...