Secretaria oferecerá curso e placa construída por alunos abastecerá prédio da PMT
A energia que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para a casa ou empresa, e, assim, reduz a quantidade de energia que se compra da distribuidora. Ela pode ser usada para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico.
A abertura do mercado de energia solar em Teresina é uma vertente que ganhará força com o projeto Solaris, planejado e executado pela Secretaria Municipal de Juventude. É através desse projeto que 60 jovens serão capacitados para construírem e procederem a manutenção das placas que transformam a energia solar em elétrica. Segundo o secretário da Semjuv, Zé Filho, é uma oportunidade para que os jovens possam adentrar ao mercado de trabalho.
O edital, que deverá ser lançado em breve, prevê inicialmente a formação de duas turmas, cada uma com 30 alunos, com aulas teóricas e práticas. O curso é inédito na capital e permitirá uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos em um mercado que cresce mundialmente. "Esse curso vai oferecer uma grande oportunidade a essa população. É um mercado que está se expandindo e a intenção é fazer uma capacitação de qualidade para que esses jovens possam ser imediatamente empregados no mercado", destaca Zé Filho.
As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 29 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos. As aulas devem começar em outubro e, ao final do curso, os jovens apresentarão a placa que construirão utilizando os conhecimentos adquiridos. Essa placa será instalada no prédio do CEU Norte (Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga) para que forneça parte da energia necessária para o funcionamento do prédio.
A Prefeitura de Teresina pretende passar a utilizar a energia solar em seus prédios administrativos num projeto a médio prazo e já busca alternativas de financiamento. Esse sistema fotovoltaico com a utilização de energia limpa e renovável é benéfica para o meio ambiente e ainda auxiliará na diminuição dos gastos públicos.
Como funciona
A placa solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o telhado, são conectados uns aos outros e também ao inversor solar, equipamento que converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica.
A energia que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para a casa ou empresa, e, assim, reduz a quantidade de energia que se compra da distribuidora. Ela pode ser usada para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico.
fonte: Prefeitura de Teresina
Justo o que eu procurava sobre energia fotovoltaica como funciona
ResponderExcluir